sábado, 5 de junho de 2010

Governo do Estado inaugura mais uma escola em Vilhena
 05/Jul/10 - 07:43
 
Na última sexta-feira o Governo do Estado inaugurou oficialmente em Vilhena, numa emocionante solenidade, a Escola Estadual Shirlei Ceruti.
 A nova escola, de ensino fundamental e médio, que está localizada no bairro Primavera – Setor 19, possui excelente infra-estrutura, contando com 10 salas de aula totalmente equipadas, quadra poliesportiva coberta, salas administrativas, laboratório de informática e de química, biblioteca, cozinha, refeitório e banheiros, e encontra-se com todas as vagas disponíveis ocupadas por alunos dos bairros próximos, que antes precisavam andar cerca de 2 quilômetros para chegar à escola mais próxima, tendo inclusive que atravessar a BR-364, correndo sérios riscos de acidentes, que lamentavelmente aconteceram. A nova escola está funcionando nos três períodos (manhã, tarde e noite) desde o início do ano com aproximadamente 720 alunos em seu quadro, atendendo uma grande parte da população vilhenense. *

Ao fazerem uso da palavra, tanto o deputado Moreira Mendes, quanto Ezequiel Neiva e Luizinho Goebbel fizeram um relato das realizações do Governo do Estado em Vilhena, agradecendo pelas liberações de emendas e ordens de serviço para o município, e elogiaram a iniciativa de dar o nome da educadora à escola inaugurada. O deputado Luizinho Goebbel, emocionado, destacou o excelente trabalho da professora e amiga Shirlei Ceruti frente à Guarda Mirim de Vilhena, dizendo que “o maior legado que a professora Shirlei deixou foi o exemplo de vida e a formação moral dos seus alunos”.

O Governo do Estado tem se empenhado em melhorar a cada dia a qualidade da educação, com escolas sendo construídas, reformadas e equipadas em todos os municípios. A nova escola em breve receberá aparelhos de ar condicionado em todas as salas, computadores novos para o laboratório de informática e asfalto nas ruas que dão acesso ao estabelecimento de ensino hora inaugurado.

Professora Shirlei Ceruti, pioneira da educação de Vilhena

A professora Shirlei Ceruti nasceu em Erechim, no Rio Grande do Sul, em 05 de março de 1962. Ainda criança mudou-se para a cidade de Ampére, no Paraná, onde cursou o ensino fundamental e médio, concluído em 1980.

Em 1983 mudou-se para Vilhena, onde começou sua vida profissional como educadora no município. Em 1991 iniciou seus trabalhos na Associação Agente Mirim, onde atuou por mais de 15 anos, dedicando-se por toda vida com afinco e esmero à formação de adolescentes, transformando-os em verdadeiros cidadãos.

Com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, Shirlei Ceruti cursou também pedagogia na Universidade Federal de Rondônia e pós graduação em Educação Ambiental nesta mesma instituição de ensino.

Shirlei Ceruti foi uma professora competente, educadora dedicada e cidadã humilde que, acima de tudo, transmitia seus ensinamentos aos alunos com didática e exemplo pessoal. Em agradecimento à sua dedicação à educação e ao que representou em vida para Vilhena, o Governo do Estado prestou esta merecida homenagem à educadora, já falecida, vítima de complicações pós-operatórias.

O empresário Darci Ceruti, presidente do Clube dos Diretores Lojistas – CDL, e irmão da homenageada, e sua irmã, a professora Dilce Ceruti – diretora da escola inaugurada - agradeceram emocionados em nome de toda a família por ter a irmã sendo lembrada pelo trabalho que realizou na educação ao longo de sua curta mas valiosa existência.

Estiveram presentes o deputado federal Rubens Moreira Mendes, os deputados estaduais Luizinho Goebbel e Ezequiel Neiva, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Erse Moreira Mendes acompanhado de sua esposa, o prefeito de Vilhena José Rover, também acompanhado da esposa Lisângela Rover, o prefeito de Colorado D’Oeste, Anedino Carlos Pereira, o secretário Regional do Cone Sul, Ilário Bodanese; vereadores, professores e alunos da escola, acompanhados de seus pais e os alunos da Guarda Mirim, onde por muitos anos Shirlei Ceruti atuou como educadora voluntária, além da diretora da escola, professora Dilce Ceruti, irmã da patronesse da escola inaugurada, e dos irmãos e irmãs de Shirley Ceruti – pioneira de Vilhena que recebeu esta homenagem póstuma em homenagem ao trabalho que desenvolveu no município
Após a solenidade oficial foram entregues aparelhos de som para as regionais da secretaria de Ação Social, que serão utilizados pelos clubes da terceira idade dos municípios do Cone Sul.