segunda-feira, 26 de setembro de 2011

REDAÇÃO DA ESCOLA SHIRLEI CERUTI ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO BRASIL


      
       Tendo participado pela primeira vez do ENEM, a EEEFM Shirlei  Ceruti  já despontou em 1º lugar em Vilhena, entre as escolas estaduais. Ficou na 5ª colocação, em Rondônia, considerando as escolas públicas do mesmo nível.  O 30º lugar entre 172 instituições de ensino públicas e privadas de nosso estado. Foi, ainda, a única escola estadual de Vilhena que obteve média acima da nacional. Motivo de orgulho para nossa caçulinha.
         No entanto, o carro-chefe foi sem dúvida a dissertação. Para entender bem, permita o leitor fugirmos um pouco das letras e espiarmos alguns números. A nota da redação foi 625,00, o que coloca a referida escola tecnicamente empatada com as melhores em dissertação de Rondônia: EEEFM Marcelo Candia com 631,12 e a tradicional e legendária EEEB Prof. João Bento da Costa com 625,69, ambas de Porto Velho.
          Já que viajamos à nossa capital, convido-vos a fazermos um giro por todas as capitais brasileiras para vermos como redigem nossos estudantes Brasil a fora nos sistemas públicos estaduais de ensino. Na região Norte as cidades de Macapá, Boa Vista, Belém e Palmas não tiveram notas, em redação, iguais ou superiores às da Shirlei. Rio Branco, 1 escola; Manaus, 10 escolas ficaram com notas  melhores. Partamos, agora, para o Nordeste brasileiro. Maceió,1; Salvador, 5; Fortaleza,2; São Luiz,1; Recife,5; Teresina,1  que desempenharam notas iguais ou melhores. João Pessoa,  Natal e Aracaju tiveram aproveitamento abaixo da média da escola em  destaque. Abandonemos estas duas, que são as mais pobres e discriminadas regiões.
          Saíram-se melhor no Centro-oeste, Campo Grande com 4 escolas e Goiânia com 3. Na grande Cuiabá, nenhuma escola superou os 625,00. Obviamente que o amigo já desconfia de quem lidera esse ranking. No Sudeste, 35 escolas paulistanas ficaram com nota na redação igual ou maior que a da nossa escola. Em Belo Horizonte, apenas 4 com  o mesmo desempenho. Na Cidade Maravilhosa encontramos 15  e dentre elas a maior nota em  redação de escolas estaduais, em capitais, pertence ao Instituto de Aplicação Fernando R. da Silveira-UERJ com  744,58. Vitória não honrou o nome e ficou abaixo da Shirlei no texto dissertativo. A região Sul, talvez seja a protagonista de uma decepção: entre as três capitais, somente 5 escolas tiveram performance igual ou melhor, em se tratando de textos. Já ia me esquecendo de Brasília, lá foram  4 escolas.
          Perdoe-me pela exaustão, mas só saindo das quatro paredes das quentes salas de aula para conhecer melhor o ensino médio público. São extremamente baixas, ainda, as médias reveladas pelo exame. No entanto, fica a lição de superação. A maioria das escolas que se destacou são institutos de educação, ou escolas técnicas, ou colégios militares, ou projetos de universidades federais.
          É preciso tão pouco para que a educação melhore. Um pouco de dedicação, um pouco de boa vontade, um pouco de trabalho, um pouco de esforço, um pouco de amor, um pouco de fé que nossa clientela é capaz e que se direcionada corretamente atingirá cada vez mais o centro do alvo. É mister um pouco de reconhecimento das autoridades, um pouco de apoio ao  professor, que gasta sua vida em prol da sociedade. Até a próxima oportunidade.

Texto: Professor Paulo Picnosca-.

Um comentário: