quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ensinando com Maquetes nas aulas de Geografia

 


     
            “Eu ouço e eu esqueço, eu olho e eu lembro ,eu faço e  eu entendo” (Henry Castner)

       A Escola Shirlei Ceruti, através do Professor “Emerson Claiton da Silva Arruda”, da disciplina de Geografia, trabalha com estratégias diferenciadas através de maquetes, com o conteúdo “Curvas de Nível” no ensino médio.
      A maquete é uma forma de registrar a superfície terrestre de forma reduzida, como na escala de um mapa. De acordo com o professor Emerson, o projeto proporciona ao educando perceber que a natureza, objeto de estudo da Geografia,deve estar sempre articulada a ação da sociedade,que se apropria e utiliza-se de vários recursos naturais.E ainda tem o objetivo de diversificar a maneira de aprender sobre a realidade,utilizando na maquete “ARTES”, como linguagem relevante nos estudos geográficos.   
     Para o aluno “Clayton José Borges”, 1º ano E, “a aprendizagem adquirida através da maquete é importante, porque o que confeccionamos nunca mais esqueceremos” disse. 
     “Em visita a exposição dos trabalhos juntamente com uma equipe técnica da REN, o Representante de Ensino, professor Edson Soares Nogueira, acompanhou as explicações dos alunos e ficou satisfeito com as curiosidades apresentadas.” Através da maquete, o aluno pode fazer comparações de grandeza, interpretar inúmeros recursos visuais como mapas e fotos, além de fazer a leitura dos fatos, essa maneira de ensinar e aprender nunca mais é esquecida” afirma o professor.














  

Nenhum comentário:

Postar um comentário